JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Fazenda Água Santa, Chácara 21 - Núcleo Rural Oeste - Ceilândia Norte/DF
É POSSÍVEL VIVER SEM DROGAS/ÁLCOOL
Comunidade Terapêutica: Como ajudar uma pessoa alcoólatra em Brasília
#institutoabbapai #comunidadeterapeutabrasilia

Os transtornos causados pelo alcoolismo afetam cada vez mais vidas e famílias. O álcool é de longe a substância mais abusada no mundo todo. O alcoolismo afeta severa e negativamente a vida pessoal, profissional, social e financeira de uma pessoa. Por isso, como ajudar uma pessoa alcoólatra?

Os efeitos incapacitantes do álcool podem ser sentidos nos entes queridos dos alcoólatras, principalmente nos seus filhos. O alcoolismo leva a abuso emocional, físico, mental e financeiro.

Dessa forma, um dos problemas mais comuns que os entes queridos enfrentam é de se culpar ou pelo menos, de pensar que poderiam fazer mais por essa pessoa. Felizmente, não importa quanto tempo um alcoólatra tem problema com a bebida, a ajuda está disponível.

Sinais de Alcoolismo

O alcoolismo afeta a todos de um jeito diferente. Por isso, como ajudar uma pessoa alcoólatra pode dependentes dos muitos sinais que essa pessoa exibe, enquanto outros podem ter menos sintomas.

No entanto, alguns sinais são mais comuns do que outros para a maioria dos alcoólatras. Conheça alguns dos mais comuns:

  • Apagões e perda de memória;
  • Irritabilidade e alterações de humor;
  • Priorizando a bebida as obrigações;
  • Isolamento de amigos e familiares;
  • Dificuldades crescentes no trabalho ou com finanças;
  • Beber sozinho ou secretamente;
  • Ressacas frequentes;

Como ajudar uma pessoa alcoólatra?

É importante entender que como ajudar uma pessoa alcoólatra deve ser baseado no princípio de que ninguém pode ser forçado a mudar. Em muitos casos, não vai ser possível nem fazer a pessoa enxergar que tem um problema.

Por conta disso, o caminho é conseguir chamar a atenção dessa pessoa, mostrando que eles têm um problema. O diálogo costuma ser o melhor caminho, sem tentar convencer a pessoa de que ela tem um problema, mas mostrar a sua preocupação.

Portanto, não inicie a conversa quando a pessoa estiver embriagada ou bebendo. Se possível, tente ter a conversa sozinho com essa pessoa. Comece falando que está fazendo isso porque se importa com ele.

Faça questão de mostrar que está tendo esse tipo de abordagem para mostrar que está preocupado e que quer o bem-estar dessa pessoa. Sempre tenha uma perspectiva de si mesmo e não de maneira geral.

Como resultado, diga que está buscando como ajudar uma pessoa alcoólatra. Diga que se preocupa com a quantidade que a pessoa está bebendo, diga que percebeu um comportamento diferente, achando que a pessoa está se colocando em risco.

Liste os comportamentos e incidentes que tem observado e como isso pode ser um sinal de preocupação. Se possível e for beneficiar a conversa, fale como o comportamento está afetando a sua vida e como isso lhe machuca.

Por fim, como ajudar uma pessoa alcoólatra deve começar com a conversa para depois apresentar a possibilidade de tratamento. A ajuda está sempre disponível e existem diversas clínicas de recuperação que podem ser essenciais para uma vida sóbria.

Qual a importância da comunidade terapêutica no tratamento para dependentes químicos

  • Ambiente controlado: A Comunidade Terapêutica Instituto ABBA PAI oferece um ambiente controlado onde os acolhidos podem se concentrar em sua recuperação sem as distrações e tentações do mundo exterior.
  • Acesso a profissionais especializados: A Comunidade Terapêutica Instituto ABBA PAI possui uma equipes multidisciplinares de profissionais, incluindo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e conselheiros, que podem trabalhar juntos para tratar a dependência química e os transtornos mentais.
  • Programas de tratamento personalizados: A Comunidade Terapêutica Instituto ABBA PAI oferece programas de tratamento personalizados para atender as necessidades individuais dos acolhidos.
  • Apoio contínuo: A Comunidade Terapêutica Instituto ABBA PAI oferece acompanhamento pós-tratamento para ajudar os pacientes a manter seus progressos e evitar recaídas.
  • Ajuda a lidar com o estigma: A Comunidade Terapêutica  Instituto ABBA PAI ajuda os acolhidos a lidar com o estigma associado à dependência química e aos transtornos mentais, e a se sentirem mais confortáveis em pedir ajuda.

Comunidade Terapêutica ABBA PAI

A Comunidade Terapêutica Instituto ABBA PAI, foi fundado em 2012 como objetivo ser tornar referência no acolhimento de dependentes químicos e alcoólicos. Disponibilizamos 84 leitos para atender usuários de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), do sexo masculino com idade entre 18 e 60 anos, oferecendo acomodações amplas e confortáveis.

Nosso programa de acolhimento, baseado nos 12 Passos de Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, busca desenvolver uma nova maneira de viver, com alegria, sem necessidade do uso de substâncias.

A rotina diária do Instituto ABBA PAI, envolve atividades que incentivam o desenvolvimento de uma vida saudável, com disciplina, horários, regras e normas que visam conduzir o acolhido a se auto disciplinar e valorizar o tempo, as pessoas e os recursos que estão ao seu redor. Como chegar? clique aqui

Entre em contato hoje mesmo e tire todas suas duvidas com um de nossos profissionais especializados em dependência química e alcoólica. É possível viver sem drogas, perder o desejo de usar e encontrar uma nova maneira de viver!